...




"Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido, como estrelas apontando o rumo da felicidade e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida." (Joanna de Ângelis)




...

" A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados.(Humboldt)"

Seguidores

Google+ Followers

o que mais você encontra aqui:

2leep.com

Melhor visualização do blog no Google Chrome

Por favor, assinem a petição, precisamos acabar com o sofrimento dos ursos da China.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

* VOCÊ JÁ ABRAÇOU UMA ÁRVORE HOJE? / SOBREIRO*


Bom dia meus queridos!!! Vocês já sentiram o prazer que dá abraçar uma árvore? Eu adoro fazer isso e faço sempre que posso, me faz sentir mais leve, parece que meus problemas desaparecem, é uma incrível sensação!
E essa árvore me deu um prazer ainda maior quando abracei, tenho certeza que quem é de Portugal já sabe de qual árvore estou falando, mas pra grande parte das pessoas que visitam este blog ela é desconhecida, eu a ví pela primeira vez quando fui a Portugal no ano passado. Desta vez resolvi prestar mais atenção.
Vou dedicar esta postagem a todas as amigas blogueiras que já disseram colecionar rolhas de cortiça, em especial pra minha querida Lúcia do blog Calma que estou com pressa.
É isso mesmo pessoal, essa árvore é o Sobreiro, a árvore da cortiça,legal né?!

Olhem como é frondosa! Ouvi dizer que a gente sabe a idade dela pela folha, que a cada ano tem um veio a mais. Ela pode chegar até 20 metros de altura e a cortiça só pode começar a ser extraída quando o tronco tiver no mínimo 70 cm de diâmetro.
Essa diferença de cor é a marca da retirada, onde está escuro é porque foi retirada a casca...sim,porque é da casca que é feita a cortiça, não se derruba uma árvore sequer pra extração da cortiça, as folhas que caem e as podas que são feitas, são aproveitadas para alimentar o gado. Mais uma foto mostrando a marca da retirada da casca. Vocês não fazem idéia da infinidade de coisas que vi que são feitas de cortiça, a maioria eu não imaginava. Mas ela pode ser usada como isolante térmico e sonóro, pisos e revestimentos, mobiliário ( lindos os móveis feitos de cortiça), bolsas, sapatos, sombrinhas, e o artesanato então, é de enlouquecer, cada coisa mais linda que a outra! Essa inscrição que vocês estão vendo na árvore diz quem extraiu e a data da última extração. Também fiquei sabendo que a extração da cortiça só pode ser feita de 9 em 9 anos em cada árvore, e já estão mudando esse tempo pra de 10 em 10 anos porque dizem que melhora a qualidade da cortiça. Portugal é o maior exportador de cortiça e essas árvores, são cultivadas na região do Alentejo, conheci muito essa região que é muito bonita e aconselho, quem for a Portugal, não deixe de conhecer o Alentejo. AH! já ia me esquecendo de dizer, a cortiça é um material 100% reciclável, bom demais da conta sô!!! Espero que tenham gostado,um grande dia a todos :D


FRASE DO DIA: "Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo." (Joel Barker)

5 comentários:

calma que estou com pressa disse...

oh minha cuka! que homenagem linda! ah assim não vale, tu sabe que eu choro por tudo! adivinha né!
que arvore linda - eu nunca tive o prazer de ser apresentada à uma! e que historia linda da arvore e de quem cuida dela para não ser extinta da natureza, porque coisa mais linda do que uma rolha?
e os artesanatos vc me deixou curiosa!Cadê miga?
eu tb estou preparando uma surprise prá vc! quando tu vai vir para brasil prá te entregar o presente baiano e o meu que fiz prá ti? e tb te conhecer, acho que vc é exatamente como penso na minha imaginação(oh prá se vê-prá matar a saudade do mineres) já te criei na minha cabeça!
lindo o teu post, o texto, você!
adorei as fotos do orkut! quero mais!
bjs

Tete Fontes disse...

Olá Carla!
Visitar o seu cantinho é uma festa para meus olhos!
Suas pedras ficaram lindas...as suas dicas de preservação do planeta, o seu cuidado com os animaizinhos, enfim... tudo é muito importante!
Suas fotos ficaram incríveis!! Maravilhosas mesmo!!
Agradeço também por seu comentário, em meu blog, você é muito generosa!
Deus lhe proteja e abençoe sempre.
Um beijo grande
Tete

florzinha Tá disse...

Oi Amiga... Adorei saber sobre a cortiça . Sobreiro....
linda arvore.... e é mesmo uma delicia abraçar uma arvore....
E que beijokona que vc ganhou em ! ! ! ! rsrsrsrsr
Amei....
Bjks..

Eliane Jacira Ramos Brasil disse...

ola linda... olha precisava saber se já enviou a sua pecinha para o desafio do meu blog o "desafio dos animais"...
é porque como ainda não recebi nada pode-se ter extraviado...
beijos

Iara J.P. disse...

OLá colega.
Teu blog me encanta, estou aprendendo muito, não sabia nada sobre cortiça, agora estou por dentro.Adoro as frases que colocas em cada postagem, sabedorias puras, muito obrigado.
Grande abraço, vou visitá-la sempre que puder.
Iara - Porto Alegre/RS