...




"Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido, como estrelas apontando o rumo da felicidade e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida." (Joanna de Ângelis)




...

" A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados.(Humboldt)"

Seguidores

Google+ Followers

o que mais você encontra aqui:

2leep.com

Melhor visualização do blog no Google Chrome

Por favor, assinem a petição, precisamos acabar com o sofrimento dos ursos da China.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

* ARTESANATO DE PORTUGAL *

Olá meus queridos! Hoje estou postando um pouco do artesanato de Portugal, impossível mostrar tudo, só sei dizer que tudo é muito lindo e dá vontade de comprar tudo.
Estas fotos eu tirei meio que escondido, a dona da loja não fazia uma cara muito boa quando eu fotografafa.

Bolsas feitas em cortiça, sei que não dá pra ver muito bem,mas como foram tiradas as escondidas, meio na pressa, a fotógrafa também não é nenhuma brastemp, vocês usem um pouco a imaginação, façam um pouquinho de esforço vai, não posso fazer tudo sózinha,heheheheh!
Azulejos pintados, sou louca por eles!

Dá pra ver que são móveis feitos de cortiça?

Eu adoro tudo isso!!!
E vocês?
Eu sei Lúcia (Calma que estou com pressa) que você deve estar pensando que são matrioskas, mas não são, as cabeças saem,são tampas, dá pra por biscoitos, balas...
Desses eu trouxe, mas quebraram, só sobrou um prato, ai que vontade de chorar!
Lindos, não acham?!
Pela vitrine, olha lá o meu reflexo!!!
FRASE DO DIA: "Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir." (MACHADO DE ASSIS )

terça-feira, 4 de agosto de 2009

* VOCÊ JÁ ABRAÇOU UMA ÁRVORE HOJE? / SOBREIRO*


Bom dia meus queridos!!! Vocês já sentiram o prazer que dá abraçar uma árvore? Eu adoro fazer isso e faço sempre que posso, me faz sentir mais leve, parece que meus problemas desaparecem, é uma incrível sensação!
E essa árvore me deu um prazer ainda maior quando abracei, tenho certeza que quem é de Portugal já sabe de qual árvore estou falando, mas pra grande parte das pessoas que visitam este blog ela é desconhecida, eu a ví pela primeira vez quando fui a Portugal no ano passado. Desta vez resolvi prestar mais atenção.
Vou dedicar esta postagem a todas as amigas blogueiras que já disseram colecionar rolhas de cortiça, em especial pra minha querida Lúcia do blog Calma que estou com pressa.
É isso mesmo pessoal, essa árvore é o Sobreiro, a árvore da cortiça,legal né?!

Olhem como é frondosa! Ouvi dizer que a gente sabe a idade dela pela folha, que a cada ano tem um veio a mais. Ela pode chegar até 20 metros de altura e a cortiça só pode começar a ser extraída quando o tronco tiver no mínimo 70 cm de diâmetro.
Essa diferença de cor é a marca da retirada, onde está escuro é porque foi retirada a casca...sim,porque é da casca que é feita a cortiça, não se derruba uma árvore sequer pra extração da cortiça, as folhas que caem e as podas que são feitas, são aproveitadas para alimentar o gado. Mais uma foto mostrando a marca da retirada da casca. Vocês não fazem idéia da infinidade de coisas que vi que são feitas de cortiça, a maioria eu não imaginava. Mas ela pode ser usada como isolante térmico e sonóro, pisos e revestimentos, mobiliário ( lindos os móveis feitos de cortiça), bolsas, sapatos, sombrinhas, e o artesanato então, é de enlouquecer, cada coisa mais linda que a outra! Essa inscrição que vocês estão vendo na árvore diz quem extraiu e a data da última extração. Também fiquei sabendo que a extração da cortiça só pode ser feita de 9 em 9 anos em cada árvore, e já estão mudando esse tempo pra de 10 em 10 anos porque dizem que melhora a qualidade da cortiça. Portugal é o maior exportador de cortiça e essas árvores, são cultivadas na região do Alentejo, conheci muito essa região que é muito bonita e aconselho, quem for a Portugal, não deixe de conhecer o Alentejo. AH! já ia me esquecendo de dizer, a cortiça é um material 100% reciclável, bom demais da conta sô!!! Espero que tenham gostado,um grande dia a todos :D


FRASE DO DIA: "Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo." (Joel Barker)