...




"Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido, como estrelas apontando o rumo da felicidade e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida." (Joanna de Ângelis)




...

" A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados.(Humboldt)"

Seguidores

Google+ Followers

o que mais você encontra aqui:

2leep.com

Melhor visualização do blog no Google Chrome

Por favor, assinem a petição, precisamos acabar com o sofrimento dos ursos da China.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

* UM POUCO DO MEU MODO DE VIVER NA SUIÇA *


Oi pessoal!!!
Na verdade eu tinha criado uma página pra falar sobre essas coisas, mas achei que não ficou  legal porque as páginas são estáticas,então resolvi fazer tipo postagem mesmo...quem passou por aqui hoje cedo deve ter visto a página,mas já excluí e estou postando uma parte do que estava nela, depois posto o restante e mais alguma coisa.
As fotos dos outros chaveirinhos de feltro ainda estão na máquina,depois passo para o computador e posto OK?!
Uma das coisas que mais estranhei e custei a me adaptar quando cheguei à Suiça foi  o sistema pra lavar roupas. Os apartamentos da Suiça  não são como os do Brasil que cada um tem sua área de serviço privativa.
Os prédios na Suiça, tem em seu subsolo uma lavanderia coletiva,ou seja,para todos os apartamentos do prédio, e cada prédio tem seu sistema...no primeiro prédio que moramos, tinhamos um dia por quinzena pra lavar nossa roupa,isso porque nosso apartamento era pequeno,quem tinha o apartamento maior tinha dois dias seguidos por quinzena para lavar. Nesse prédio que moramos agora, é diferente, podemos lavar quantas vezes por semana  quisermos. Funciona assim, eu vou até a lavanderia,se não tiver ninguém usando,eu lavo,se tiver,eu espero até que acabem,daí eu lavo.

Essas fotos são do prédio que moramos agora, no que  moravamos antes tinha secadora também,o que facilitava bastante, já que não tinha muito tempo pra roupa secar.
Outra coisa também diferente nos dois prédios, é que no outro,tanto pra lavar como pra secar,as máquinas só funcionavam quando a gente colocava moedinhas, pra cada máquina que a gente lavava,tinha que colocar uma moeda de 20 centavos de franco,e pra cada máquina que secava,era uma moeda de 1/2 franco. Nesse  agora não precisamos pagar nada,só não tem secadora, a roupa fica estendida até secar,junto com as dos outros moradores.


Muitos moradores optam por terem suas próprias máquinas de lavar, e as colocam no banheiro,se o banheiro for grande,ou então na cozinha. E colocam a roupa pra secar em varais de pé que ficam em suas sacadas.
É tudo muito simples,mas funciona muito bem,quando cada morador acaba de usar a lavanderia, tem que deixar tudo limpinho.




Como já falei acima, nesse não tem secadora,mas tem essa ventuinha aquecida,ou melhor,a gente escolhe se quer vento quente ou frio, que ajuda bastante,a roupa seca bem depressa,mesmo nos dias frios e chuvosos. No outro,além da secadora,também tinha essa ventuinha,porque nem tudo a gente pode por na secadora.


 Beijos!!!

FRASE DO DIA:  "Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim.(Clarice Lispector)